Toyota Prius é testado por portal de carros

| 0 comentários

O carro chefe da tecnologia híbrida da Toyota, o Prius, chega à sua quarta geração com várias novidades, tanto no design quanto no trem de força.

vi150316-02

“Extremamente verde”

Devido ao seu novo conjunto de motores a combustão e elétrico, o modelo foi avaliado pelo portal Motor Dream como “extremamente verde” e conquistou uma eficiência energética de fazer inveja na concorrência: em ciclo misto, o Toyota Prius alcança média de 33 km/l. O motor 1.8 VVT-i a gasolina do novo Prius foi modificado, com o aumento da eficiência térmica e produção de mais potência – os dois motores, combinados, rendem 150 cv, ou seja, 14 cv a mais do que antes. Além disso, a transmissão foi atualizada e a nova bateria, mais compacta, conseguiu resultados significativamente melhores tanto no armazenamento de energia quanto no tempo de recarga.

Maior espaço e segurança

O novo Prius manteve inalterado seu entre-eixos, mas o comprimento total cresceu 6 centímetros, totalizando 4,54 m. O teto e o centro de gravidade foram rebaixados em 2 centímetros e 2,5 cm, respectivamente. Chamada de TNGA – Toyota New Global Architecture –, a nova plataforma também beneficiou o interior do carro, que agora entrega mais conforto e melhor posição de dirigir, graças ao bom aproveitamento do espaço e à modulagem dos bancos. O porta-malas também aumentou, devido à utilização de uma bateria menor, mas com maior capacidade de energia para alimentar o motor elétrico. Com grande atenção voltada para a segurança, o Prius é equipado com o pacote Sense Security Toyota mais completo. Ele inclui o controle de velocidade adaptativo, leitor de placas de trânsito, aviso de saída de faixa involuntária e a nova função de detecção de pedestres, que faz parte do sistema de pré-colisão.

Avaliação

Segundo o site, em movimento, o novo Prius se comporta exatamente de acordo com sua proposta. Seu comportamento é pacato em baixas velocidades e é especialmente agradável durante estacionamento e manobras. A condução é segura e dinâmica, graças ao baixo centro de gravidade e à maior rigidez da direção e dos pedais. A experiência atrás do volante melhorou. A aceleração é mais gradual e silenciosa, além do comportamento dinâmico do carro ter sido beneficiado pelo novo tipo de arquitetura utilizado no projeto. A cidade é o seu “habitat” natural, mas o Prius não passa vergonha em vias expressas, como anéis viários e rodovias, onde ainda consegue conciliar bom conforto e consumo. A excelente visibilidade – tanto frontal e lateral quanto traseira – é um grande trunfo da nova geração. O interior da cabine é envolvente para o motorista e passageiros, com design futurista e que proporciona conforto e ergonomia.

Em suma, o novo Toyota Prius é muito mais do que um simples “carro ecologicamente correto”. É um veículo versátil e adequado para vários tipos de utilização. Pelo “conjunto da obra”, para quem preza pelo meio ambiente, automaticamente se torna um dos modelos a serem considerados para um futuro próximo.
Saiba mais dos carros da Toyota, acesse o site da RIVO Toyota.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.